segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cisne Negro Uma jornada de Natalie Portman;

A sinopse :  A primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes".

Um filme bem drámatico, mais é bom; Natalie Portmam foi treinada por  Mary Helen Bowers; 
A atriz americana Natalie Portman passou por uma grande transformação para viver a bailarina Nina Sayers no filme Cisne Negro. Treinou oito horas por dia durante um ano para aprender ballet e desenvolver um físico condizente como de uma bailarina. O esforço deu resultado: com sua interpretação ela ganhou o Oscar de melhor atriz deste ano. Quem invejou o físico de Natalie nas telas já pode fazer o mesmo treinamento feito pela atriz, sem sair de casa. A bailarina Mary Helen Bowers  treinou Natalie,ela dá aulas via internet para alunos do mundo inteiro. Ela adaptou passos do ballet em seqüências de ginástica, que podem ser feitas na academia, em casa, no escritório. Seu método, chamado Ballet Beautiful, promete esculpir o físico de bailarina em qualquer mortal. Com Natalie deu certo. Tudo bem que ela contou com uma ajuda muito especial.

Entrevista Com Mary Helen Bowers


  Como você criou o Ballet Beautiful?

 Eu sou bailarina profissional e dancei por dez anos no New York City Ballet. Eu comecei na companhia quando eu tinha 16 anos, eu era muito jovem. Depois de alguns anos eu tive uma lesão e tive de me afastar por um tempo para o meu corpo se recuperar. Nesse período, eu acabei entrando em uma academia e comecei a experimentar pela primeira vez outros tipos de exercícios, ioga … Eu me preocupava se eu estava construindo o tipo certo de corpo para o balé. O que eu descobri é que se eu fizesse essa nova variedade de exercícios eu não machucaria mais os meus joelhos, os meus tendões porque os fortaleceria. Então, eu comecei a criar exercícios e alongamentos para mim mesma: para ficar mais forte, alongada, como uma bailarina e dançar melhor no palco. E percebi que qualquer pessoa pode fazê-los e ficar com corpo de bailarina.

 Por que a escolha da internet?

Como eu estava viajando muito, acompanhando a Natalie Portman, e eu não queria deixar os meus clientes, eu pensei em fazer os treinos com eles virtualmente. Meus exercícios foram criados para serem feitos em casa, para mim originalmente, ou no backstage, enquanto eu estava na companhia de dança. Por isso, eles são muito simples e podem ser feitos em qualquer lugar. Com a internet, descobri que eu teria a oportunidade de ensiná-los para qualquer pessoa. Eu não acho que você tenha de estar em um studio de ballet ou em uma academia para se exercitar.

 Qualquer pessoa pode tentar usar o seu método?

Tenho desde clientes universitários a clientes aposentados, com mais de 65 anos. Meus clientes mais novos querem um corpo sexy, os meus clientes mais velhos estão mais preocupados em fortalecer a musculatura. O Ballet Beautiful é para todo mundo.


 Qual exercício Natalie Portman mais gostava de fazer?

Acho que a série de braços de cisne. Esses exercícios são ótimos para fortalecer a musculatura dos braços.

Entrevista com  Natalie Portman
 

Natalie, por que esse foi um papel dos sonhos para você?



Bem, eu dancei quando era mais nova, até mais ou menos meus 12 anos, e sempre idealizei a dança, assim como a maioria das meninas mais novas, como uma das formas de arte mais bonitas. É uma expressão sem palavras. Eu sempre quis fazer um filme relacionado à dança, então quando Darren teve essa incrível ideia que não era somente relacionada ao mundo da dança, mas também tinha essa personagem complicada - ou duas personagens -, participar disso foi uma ótima oportunidade, especialmente com Darren, que é um diretor com quem eu faria qualquer coisa. Isso me deixou muito animada.

 
Natalie, como você abordou sua transformação para esse papel?



Foi um desafio muito grande e eu tive um ótimo apoio. Comecei com minha treinadora de balé um ano antes das filmagens, partimos do básico. Nós treinávamos duas horas por dia pelos primeiros seis meses e isso foi uma ótima preparação para que eu fizesse mais, assim eu não me machucaria. Depois dos seis meses nós começamos a fazer cinco horas por dia. Adicionamos natação, eu nadava 1,6 Km por dia, tonificação e depois fazíamos três horas de aula de balé por dia. Aí, dois meses antes das filmagens, nós adicionamos a coreografia, então fazíamos por volta de oito horas por dia. A disciplina física ajudou muito na parte emocional da personagem, pois você tem um sentimento do estilo de vida monástico de só malhar, essa é a vida de uma dançarina de balé. Você não bebe, não sai com amigos, não come muito e submete seu corpo à dor extrema, então você acaba entendendo a auto-flagelação de uma dançarina de ballet.

Você treinou separadamente para o Cisne Branco e para o Cisne Negro?

 As coreografias eram diferentes para o Cisne Negro e para o Cisne Branco. Eu tive uma treinadora incrível, Georgina Parkinson, que faleceu duas semanas antes de começarmos as filmagens. Ela foi a primeira treinadora para O Lago dos Cisnes para [as personagens] Odile/Odette. Ela trabalhou bem especificamente comigo em tudo, desde as pontas dos dedos até onde você põe os olhos nos diferentes movimentos, que é a atuação no balé. Existem pequenos gestos que fazem uma imensa diferença entre as duas personagens.

 
Natalie, como você acha um equilíbrio quando mergulha em um papel e como você se remove dele quando termina?

 Assim que eu termino uma cena, volto a ser eu mesma. Assim que eu termino de filmar, eu quero ser eu mesma novamente. Não sou uma pessoa que gosta de ficar no personagem. Darren e eu nos conectamos bem, meio como uma telepatia, durante as filmagens porque acho ele tão disciplinado, focado e alerta quanto se pode ser, e é assim que eu tento ser. Eu não sou perfeccionista, mas eu gosto de disciplina. Eu sou obediente. Eu acho importante dar o seu melhor e ser o mais gentil possível com todos que trabalham com você. A meta, todos os dias, é manter o foco nisso.

 
Natalie, como foi usar as sapatilhas com ponteira?

Sapatilhas com ponteira são aparelhos de tortura. Bailarinas se acostumam com elas, então acho que foi mesmo um caso de ser uma nova experiência para mim, mas elas são bem medievais.

Éh isso bailarinas espero que tenham gostado!!! Beijooos !

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário