terça-feira, 31 de julho de 2012

Quebra nozes

  Apesar de ser uma antiga história O Quebra-Nozes faz parte da recordação de muitas pessoas que leram ou assistiram este lindo conto. Porém, o que alguns desconhecem é que está história foi escrita para um ballet e que foi pelas mãos e imaginação do russo Tchaikovsky que a princípio não gostou se sua obra por considerá-la fraca demais. O ballet e a composição foram praticamente criados simultaneamente, sendo divididos em dois atos com 15 partes de dança com a sua primeira apresentação em dezembro de 1892.
Primeiro Ato: O ballet conta a história de um quebra-nozes que possui aparência humana e está vestido como um soldado, porém tem o tamanho de suas pernas e cabeça um tanto quanto exageradas. Mas uma menina chamada Clara se encanta pelo soldado e o pede de presente de Natal a seu padrinho. Seu irmão Fritz vê seu presente e também deseja usá-lo, mas acaba escolhendo as maiores nozes para o soldado quebrar fazendo com que seu braço se quebre. Muito triste, Clara pega do chão o braço de seu quebra-nozes, o abraça e acaba caindo no sono.
A menina acaba sonhando que está em um salão cheio de ratazanas e vê seu pequeno quebra-nozes criar vida juntamente com um pelotão de soldados a seu favor. Então começa uma batalha entre as ratazanas e os companheiros de Quebra-Nozes, que as afugentam arremessando sapatos. O bosque da batalha vira uma estufa de inverno e o Quebra-Nozes se transforma em um lindo príncipe levando Clara até o rei e a rainha dos Flocos de Neve.

Segundo Ato:
Clara está no Castelo Mágico e o príncipe Quebra-Nozes a apresenta para os reis e conta a todos na grande sala do Castelo a sua aventura  para salvar a menina. Um banquete com muita dança é oferecido em homenagem a menina, que logo desperta e fica muito chateada por toda aquela linda magia ser apenas um sonho. Clara se levanta para despedir-se se seu padrinho que estava em companhia de um sobrinho que para surpresa da menina era o próprio príncipe Quebra-Nozes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário